A Nutrição Clínica Funcional, é portanto, uma ciência integrativa e profunda, que se baseia na pesquisa científica e cuja aplicação prática engloba, tanto a prevenção, como tratamento e doenças, focalizando na avaliação de aspectos bioquimicamente únicos de cada organismo e levando em consideração, inclusive, o genótipo de cada indivíduo e sua suscetibilidade genética no desenvolvimento da doença.

Utilizando uma anamnese nutricional funcional são avaliados seus objetivos, perfil orgânico, hábitos e preferências alimentares.
Também é realizada a avaliação física, antropometria, circunferências e avaliação completa da composição corporal pelo exame de Bioimpedância Elétrica, que avalia o percentual de gordura corporal, massa muscular, água total e água intra e extracelular e taxa metabólica basal.

A avaliação bioquímica também é realizada antes de iniciarmos o tratamento dietético do paciente, pois é uma ferramenta importante para o diagnóstico do estado nutricional e a partir da mesma junto com as outras ferramentas mencionadas anteriormente (anamnese nutricional funcional, avaliação física, Bioimpedância) traçamos uma proposta de planejamento dietético funcional adequado a individualidade do cliente.

Princípios Básicos da Nutrição Clínica Funcional:

* Individualidade Bioquímica: representa os fatores genéticos de cada indivíduo, que irão influenciar o metabolismo, necessidades nutricionais e, consequentemente, o estado de saúde. Cada indivíduo é um ser único, com características e necessidades específicas, que devem ser consideradas no momento em que se realiza um planejamento nutricional.

* Tratamento centrado no paciente: cada indivíduo é um conjunto de órgãos e sistemas, que se comunicam entre si e devem funcionar em sinergia. Adicionalmente, o organismo sofre influência de diversos fatores como genéticos, ambientais, emocionais, alimentares, sócio-culturais, patologias pregressas, uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física. Assim, tem o objetivo de identificar todos os sinais e sintomas que o organismo apresentar durante o tratamento, e atuar dentro dos mesmos.

* Equilíbrio e biodisponibilidade de nutrientes: fornecer nutrientes em quantidades e relações equilibradas, para exercerem adequadamente sua função de nutrir as células do organismo. Os nutrientes dependem um do outro para que a sua ação seja efetiva e devem estar em sintonia para alcançarem o equilíbrio. Além disso, devem estar em uma forma química que o organismo possa utilizar facilmente e que não exerça nenhum efeito negativo e/ou competitivo sobre outros nutrientes.

* Saúde como Vitalidade Positiva: visando a busca o equilíbrio físico, mental e emocional, por meio de uma alimentação equilibrada, funcional e individualizada.

* Interconexões em teia de fatores fisiológicos: pesquisa e considera os fatores internos fisiológicos, externos (estresse, estilo de vida, poluição ambiental, exposição regular a metais tóxicos) e suas influências sobre o organismo. Saber da necessidade de se manter uma interdependência saudável entre os órgãos que compõem nosso corpo promove a qualidade de vida de cada organismo.

A Nutrição Clínica Funcional compreende a interação entre todos os sistemas do corpo enfatizando as relações que existem entre a bioquímica, a fisiologia e os aspectos emocionais e cognitivos do organismo.