Os termos Terapia e Psicoterapia na psicologia, cada vez mais estão sendo utilizados e procurados pelas pessoas como busca de ajuda para algum mal.
Mas muitas são as dúvidas do significado destes dois conceitos, e acaba sendo comum que ocorra confusão na hora de buscar o tratamento mais apropriado, visto que nem todos sabem a diferença entre Terapia e Psicoterapia.

O termo Terapia pode ser utilizado para nomear qualquer conjunto de ação que envolva um processo “curativo” ou de tratamento, sendo comumente utilizado pelos profissionais da área de saúde em geral.

Já o termo PSICOterapia, é usado exclusivamente para o tratamento que o Psicólogo (a) e Psiquiatra realizam, direcionado à saúde mental.

Entenda com detalhes as principais diferenças entre terapia e psicoterapia, a seguir:

Terapia:
A terapia é a parte do campo da saúde que significa oferecer um tratamento específico e cuidados necessários para a “cura” de algo.
Por ser um termo genérico, no campo da saúde pode ser utilizado por vários profissionais, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros entre outros.
Veja alguns exemplos disso, acredito que provavelmente você já ouviu alguns destes termos: Terapia alimentar, terapia nutricional, terapia muscular, terapia intensiva.
Desse modo, existem uma infinidade de tratamentos que utilizam o termo Terapia na frente para simbolizar um método de “cura” ou mudança.
O campo da Psicologia também faz uso desse termo, porém acrescentando o prefixo “PSICO”. A seguir vamos entender este uso e os porquês.

Psicoterapia:
O termo PSICOterapia é o nome dado a um serviço que só poderá ser realizado por profissionais da psicologia e psiquiatria, pois eles são especializados no desenvolvimento da mente, emoções, comportamentos e no tratamento dos adoecimentos mentais.
De modo simples, o prefixo “psico” significa mente, e o termo terapia significa “cuidado”. Por isso a Psicoterapia é o método de “cuidado da mente”, quando sabemos disto fica fácil entender a restrição de uso do termo a os psicólogos e psiquiatras.
Sendo assim, a Psicoterapia pode ser entendida pela atenção psicológica cujo objetivo é tratar de problemas como ansiedade, depressão, transtornos, traumas, medos e sobrecarga emocional no geral.

Então, você precisa de Psicoterapia ou Terapia?
Os psicólogas já estão acostumadas com a confusão no uso da expressão psicoterapia ou terapia, e entendem qualquer um dos termos que você preferir usar, o que vai importar é a sua necessidade real.

A seguir vou listar alguns dos principais sinais dessas “necessidades reais”, que poderão estar presentes no seu dia a dia e que são um indicativo que você precisa dar atenção e cuidar da sua saúde mental.

  • Dificuldade anormal em lidar com as emoções;
  • Sentimento de tristeza e solidão frequentes;
  • Problemas no relacionamento conjugal ou no geral;
  • Baixa autoestima;
  • Sensação de sobrecarga, desespero ou de descontrole;
  • Ansiedade intensa e frequente;
  • Vícios em geral, não exclusivamente em álcool e tabagismo, existem outros;
  • Desânimo e improdutividade;
  • Luto duradouro.


Para cuidar desses sinais, será preciso o apoio profissional, e a Psicoterapia realizada por psicólogos é um mecanismo com uma infinidade de ferramentas que te ajudarão a lidar da melhor maneira com estas situações.