Período Menstrual Normal

Habitualmente, o ciclo menstrual nas mulheres adultas saudáveis varia entre 21 e 35 dias, sendo que a média é de 28 dias. As mulheres na faixa etária entre os 25 e 35 anos situam-se mais frequentemente no intervalo 28 - 35 dias. No caso das adolescentes, o ciclo menstrual pode variar entre 21 e 45 dias.
Um ciclo regular tem uma variação inferior a 7 - 9 dias (cerca de uma semana de ciclo para ciclo).
As irregularidades do ciclo menstrual são causa de grande preocupação. As queixas das alterações menstruais chegam a representar 30% das visitas ao ginecologista, chegando a 70% das visitas de mulheres em pré-menopausa.

Principais Causas de Irregularidade Menstrual

• Imaturidade Hormonal nas Adolescentes
• Insuficiência Ovariana (por exemplo na menopausa ou pré-menopausa)
• Alterações da Ovulação (que podem ser esporádicas ou recorrentes)
• Alterações Anatômicas Uterinas (como miomas).

Imaturidade Hormonal nas Adolescentes
Os ciclos menstruais são normalmente irregulares algum tempo após a primeira menstruação, o que pode chegar a 2 ou 3 anos. A hemorragia anormal pode ter muito ou pouco fluxo.

Insuficiência Ovariana na Pré-menopausa ou Climatério
A diminuição da função e reserva ovárica leva a desequilíbrios hormonais e a uma disfunção normal fisiologia do ciclo menstrual.
Com o aumento da idade da mulher, patologias benignas frequentes como miomas e/ou pólipos, podem também contribuir para um aumento do fluxo menstrual ou perdas irregulares.

Alterações da Ovulação
A ausência de ovulação pode determinar problemas com a menstruação, nomeadamente ciclos muito longos, menstruações abundantes, ausência de menstruação, etc. Esta é uma das razões pelas quais mulheres perto da menarca (início da menstruação) ou menopausa têm mais queixas deste tipo: o funcionamento diminuído dos ovários leva a maior percentagem de ciclos anovulatórios (sem ovulação).
As alterações da ovulação, ou ausência desta, nem sempre estão relacionadas com perda da capacidade dos ovários produzirem ovócitos. Pode estar relacionada com doenças ou estados fisiológicos, como, por exemplo, a Síndrome do Ovário Policístico.

Alterações Anatómicas Uterinas
Pólipos e miomas são exemplos de patologias benignas que podem originar perdas hemáticas irregulares ou aumentadas.

Conclusão / Como tratar
Como vemos, a irregularidade menstrual não é uma doença em si, mas uma manifestação de um conjunto de doenças/estados bem diferentes entre si. Por este motivo, uma boa história clínica, exame físico e uso criterioso de exames complementares de diagnóstico poderão ajudar a encontrar a causa da irregularidade menstrual e, idealmente, tratar a raiz do problema.